"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 6 de março de 2010

ECOSSISTEMA MICROBIANO

05/03/2010 | Atualizado em: 11:52
O intestino humano contém 1,5 kg de bactérias mais de 15O espécies diferentes, um componente do ecossistema de cada indivíduo. Crédito das fotos:
O intestino humano contém 1,5 kg de bactérias e mais de 15O espécies diferentes, um componente do ecossistema de cada indivíduo. Crédito das fotos:AFP

Este trabalho colossal ajudará a alcançar importantes avanços da medicina.

"Todos os microorganismos no corpo humano representam, pelo menos 100 trilhões de células,cerca de dez vezes mais do que as células humanas e quase uma centena de vezes mais genes do que o genoma humano. A maioria destes micróbios são encontrados em nossos intestinos. Eles desempenham um papel central para a saúde de todos nós e para nossa nutrição, afirmam cinqüenta e três autores do estudo com o primeiro catálogo de seqüências genéticas de bactérias intestinais humanas (Nature, 4 de março de 2010). O peso total da flora intestinal é estimado em cerca de 1,5 kg em cada indivíduo.

Isso deverá mudar nos próximos anos o papel tradicional do intestino humano. Este não é um tubo por onde passam os alimentos, mas um ecossistema microbiano, um órgão-chave que agora compreendemos o papel para a saúde humana. Não só as bactérias nos ajudam a digerir alimentos e suprir as nossas vitaminas e aminoácidos, mas elas também nos protegem de doenças e moldam o nosso sistema imunitário.

"Estes novos dados genéticos nos permitirá desenvolver diagnósticos e aperfeiçoar o prognóstico para muitas doenças, como obesidade, diabetes, doença de Crohn ou retocolite ulcerativa.Estes estudos levarão a uma compreensão mais aprofundada da biologia do homem ", diz Dusko Ehrlich, pesquisador e coordenador do programa europeu em que foi realizada a análise da microbiota intestinal dos humanos (MetaHIT ). Lançado em 2008, o consórcio inclui nove organizações de investigação europeus, quatro industriais (incluindo a Danone) e um instituto de pesquisas chinês.

"No longo prazo, vamos tentar mudar a nossa população microbiana, a fim de otimizá-los para promover a saúde e o bem-estar de todos", diz o pesquisador.

Algumas surpresas

Este novo catálogo de 3,3 milhões de genes de bactérias, que também é chamado de metagenoma do intestino humano, é o mais completo já realizado até à data. Os pesquisadores acreditam que ele deve corresponder a cerca de 80% do intestino metagenoma total da humanidade. Para conseguir isso, eles recorreram a uma grande variedade de pessoas. Este metagenome expandido foi feito a partir de fezes de 124 dinamarqueses e espanhóis. Entre eles, há pessoas com boa saúde, bem como magros, obesos ou pessoas com doenças inflamatórias intestinais.

A maioria das bactérias no intestino são desconhecidas e podem permanecer assim por algum tempo porque não são cultiváveis em laboratório. A técnica de seqüenciamento de produção elevada fornece uma descrição muito precisa dos fragmentos de seu DNA. Há tanto semelhanças bem como uma alta diversidade da flora intestinal humana. "Somos todos diferentes. É como a cor dos olhos ou impressões digitais, cada um de nós tem uma população de micróbios intestinais, uma combinação de espécies exclusiva", disse Dusko Ehrlich. Quase mil espécies de bactérias são parte do ecossistema intestinal humano. Cada um de nós é o lar de mais de 150. Cerca de 75 espécies são encontradas em pelo menos metade das pessoas. Os pesquisadores registraram nada menos do que 16 000 posições no metagenoma inteiro.

Fonte Le Figar fr./ Tradutor Google/ oldecir marques .Como eu sei Português bem mais que o tradutor Google(estou imerso nesta lingua e nesta cultura há exatos sessenta anos) faço correções e adequações.

Autor: Yves Miserey

Nenhum comentário:

Postar um comentário