"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

domingo, 7 de agosto de 2011

A ARTE DE GOVERNAR


Dados do Censo 2010, divulgados pela imprensa estadual, mostram que 26.142 crianças baianas que possuem até dez anos de idade nunca utilizaram direitos básicos dos cidadãos brasileiros, como a educação, por conta da falta do registro de nascimento. As informações revelam também que a cada 100 pessoas que nascem na Bahia, uma não é registrada.

Com isso, o estado baiano ocupa o sexto lugar no ranking de estados que enfrentam esta situação. A precariedade no serviço dos cartórios está entre os principais motivos que ocasionam o problema.

A deputada estadual Graça Pimenta (PR) lembra que a falta da certidão de nascimento fere a cidadania. “Acredito que quando tivermos serviços de qualidade nos cartórios, o número de baianos sem registros irá reduzir. Como consequência, teremos mais pessoas com a sua cidadania assegurada”, considera.

Recordo-me , quando em tempos idos havia um Ambulatório ativo no Hospital Inácia Pinto,assisti à inauguração de um Posto de Registro de Nascidos Vivos naquele nosocômio. A iniciativa foi do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho em parceria com o Poder Judiciário da Bahia.A inauguração contou com a presença da Desembargadora Sílvia Zarif. Importa anotar que o brilhante gestor José Ronaldo , com uma atitude simples e de baixo custo operacional, anteviu o problema da falta de registros dos baianos e assumiu uma postura gerencial louvável .

Espero que o atual Governo Municipal siga o exemplo e resgate o Ambulatório de Especialidades Médicas do Hospital Inácia dando, inclusive, apoio irrestrito ao Cartório de Registro de Nascidos no Hospital da Mulher. A Placa Comemorativa está lá, indelével e pedagógica.

Fonte:Colaboradores do Saúde..../Foto Saúde e Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário