"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

domingo, 14 de agosto de 2011

REGIÃO METROPOLITANA DE FEIRA :TANQUINHO DO GONZAGA


Localizado a cerca de 150 km de Salvador, o município de Tanquinho completa 53 anos de emancipação política neste domingo (14).

A história de Tanquinho remonta o século XIX, quando tropeiros, que comercializavam gêneros alimentícios entre Jacobina e Cachoeira, começaram a parar na margem de uma fonte de água doce, conhecida como “Tanquinho do Gonzaga”. Localizada aos pés de um monte, a nascente d’água se transformou num ponto onde os comerciantes descansavam das longas viagens pelo interior baiano.

Situado numa região semiárida, o “Tanquinho de Gonzaga” secou e ao redor do mesmo monte os tropeiros encontraram outra fonte de água doce, que foi denominada apenas de Tanquinho, nome que depois foi atribuído ao município. Os viajantes começaram a parar com maior frequência na segunda fonte e povoar o local que, por volta de 1870, já tinha mais de uma dezena de casas. Neste período formou-se a freguesia.

Em 28 de julho de 1879, o local passou a ser distrito de Feira de Santana. A ligação ao território feirense permaneceu até 14 de agosto de 1958, quando a lei nº 1019 decretou a criação do município. A religiosidade do povo tanquinhense tem a sua maior expressão no dia 13 de junho, quando se comemora o dia do padroeiro local, Santo Antonio, mesmo período dos festejos juninos.

Tanquinho tem no comércio varejista uma das principais atividades econômicas. A cidade possui 8.008 habitantes (Censo 2010) e agora compõe a Região Metropolitana de Feira de Santana.

Fonte: Colaboradores do Blog Saúde...

Nenhum comentário:

Postar um comentário