"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 24 de março de 2012

OS DONOS DO FUTURO



A Escola Municipal Célida Araújo Soares participou da Marcha pela Revitalização do Canal de Macrodrenagem situado à margem de movimentadíssima Avenida que tem o mesmo nome entre os bairros Baraúnas , Barroquinha e Rua Nova. Foi impressionante ver crianças humildes de Escola Pública, guiadas por mestras dedicadas e engajadas, a distribuir panfletos educativos que falavam da necessidade de mover-nos, enquanto representantes da Sociedade Civil, no sentido de assumir práticas de defesa e conservação do meio ambiente. A visão transmitida a estas crianças é revolucionária e transformadora. O modêlo comportamental vigente nas sociedades pós -industriais induz consumo e agressão à natureza. Só salvaremos o Planeta Terra se tomarmos consciência da sua finitude de recursos e tivermos determinação e discernimento para corrigirmos a nossa rota como habitantes privilegiados da biosfera. Estas maravilhosas crianças, embora não tenham idade para ter formação ideológica sólida, estão agindo como mini-motores da História e estão gritando ,às nossas consciências, que ainda é possível salvar a nossa nave -mãe, o Planeta Terra. 
Estas crianças estão sinalizando para a criação de disciplinas tipo Princípios Fundamentais de Educação Ambiental , a serem incorporadas aos currículos escolares fundamentais que permitiriam o estudo sistemático de ecologia básica e defesa da integridade do Planeta Terra e dos futuros planetas que viermos a explorar. A visão é coletivista e não há lugar para egoísmos.
Os donos do futuro acompanharam os ambientalistas e funcionários da Embasa e escreveram uma profunda e sincera página de ternura , inocência e participação social. 
Que O Grande Espírito, que faz esforços ingentes para proteger as geleiras, as florestas,os cursos d'água, as espécies animais e vegetais, as bactérias, vírus e fungos, enfim todas as formas de vida com as quais possamos viver em equilíbrio, as proteja e delas cuide com Infinita Misericórdia e o mais puro e profundo Amor.

OLDECIR MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário