"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 26 de março de 2012

VEREADOR JOSÉ CARNEIRO SUGERE MUDANÇAS FUNCIONAIS NO COMPLEXO HOSPITALAR DA MULHER

Pavimentos que estão sem uso no Hospital Municipal da Criança devem ser transformados em anexo do Hospital da Mulher, sugere o vereador José Carneiro.

Preocupado com o quadro de dificuldades no atendimento às parturientes na rede pública em Feira de Santana, o vereador disse que o presidente da Fundação Hospitalar- órgão que administra o Hospital da Mulher -, Jair de Jesus, já havia se manifestado favorável à medida, mas ainda não a adotou.

Segundo José Carneiro, o sofrimento das gestantes é grande. Observa que em várias oportunidades, mulheres deram à luz em viaturas da Polícia e até em veículos de emissoras de rádios(ASCOM).
É preciso admitir que o Hospital Municipal Eduacy Lins foi uma conquista da Administração Pública Feirense. O que não se pode admitir ,entretanto, é que a municipalidade, o contribuinte, continue arcando com despesas excepcionais com este nosocômio sem resultados práticos que  se aproximem dos desejáveis. A relação Hospital Eduacy /Hospital da Mulher encerra uma contradição. Projetado e legalmente concebido como nosocômio de um Complexo Hospitalar, o Hospital Eduacy é administrado como se fosse uma Unidade independente. Êle nasceu de uma amputação da excelente Enfermaria A e da destruição ,pura e simples , da Central de Geradores e da perda de leitos da citada enfermaria ,provocando como efeito colateral nefasto uma duplicação dos leitos de Enfermarias Especiais do Hospital da Mulher, que agridem e desrespeitam as orientações da RDC 50 e do Ministério da Saúde. Assim, as Enfermarias destinadas a Procedimentos Especiais foi transformada numa Enfermaria de SUS, capenga e inadequada.Os antigos apartamentos viraram Enfermarias de 02 leitos e a qualidade da acomodação e o padrão Hospital da Mulher ,caiu po terra.Deste modo , é essencial lembrar que um dos principais pontos de estrangulamento do Complexo Hospitalar é o Eduacy Lins que gera despesas estratosféricas que são boas para as "cooperativas" e ruins para a Administração Pública.
O atual Presidente da Fundação defende a criação de 40 novos leitos e deve merecer o apoio da edilidade e da população. Entretanto não é possível esquecer que o Complexo Hospitalar deve ser tecnicamente adaptado para esta nova situação a começar pela contratação de mais médicos para atender a demanda crescente e explosiva. Serão necessários ,pelo menos, 03 obstetras e 02 anestesistas de plantão e a equipe de pediatras e neonatologistas deve ser consolidada e estabilizada. O corpo de Enfermagem deve ser reprogramado e a proporção Enfermeiras /Técnicos de Enfermagem, deve ser corrigida.Lembrar que a demanda ampliada exigirá mais recursos para manutenção da Unidade. Há equipamentos encaixotados  e é fácil adquirir novos leitos ou recuperar os já existentes,mas é fundamental nomear pessoas habilitadas e com capacidade gerencial comprovada.
O Vereador David Neto faz observações felizes quando defende uma parceria Governo Municipal/Governo Estadual, desde que seja mantida a autonomia gerencial do Município.
O Vereador José Carneiro ,preocupado com a deshumanização associada à assistência materno-infantil em Feira de Santana, busca soluções racionais para a questão.
Qual a destinação correta e mais adequada para equacionar-se o problema? 
Os pavimentos vazios e ociosos do Hospital Eduacy existem desde a sua fundação. O atual Governo não se posicionou de forma correta sobre a questão, apesar dos volumosos recursos disponíveis, e não projetou o aproveitamento e o redirecionamento destes espaços ociosos por pura e simples falta de vontade política.
O Hospital gera AIH's de baixo valor agregado e tem um custo estratosférico.Há cargos de confiança, por nomeação direta do gestor, em excesso e desnecessários. O produto das AIH's de Obstetrícia é utilizado para cobrir as despesas do Hospital Pediátrico e a situação se agravou após a liquidação do Serviço de Cirurgias Eletivas(200/300/mês) que geravam recursos para a manutenção das Unidades do Complexo. Os serviços mantidos, a exemplo do Serviço de Cirurgia Plástica , é caro e nunca deu lucro ao Hospital.Seria bem mais interessante e lucrativo,recriar os Serviços de Proctologia, Angiologia e Mastologia, que geram procedimentos de baixo custo operacional e agregam lucro à Unidade. É um serviço mantido por puro e simples interesse eleitoreiro e só os cirurgiões enriquecem, financiados e subsidiados pelo Governo.
Não creio que o atual Governo possa fazer muita coisa pelo Complexo Hospitalar Inácia Pinto(Hospital da Mulher+ Hospital Eduacy Lins). O próximo Governo ou o atual Prefeito ,se reeleito, deve ter a coragem de fazer uma profunda revisão física e funcional nesta tão importante Unidade de Saúde que tem sustentado,  apesar das graves falhas gerenciais, a assistência obstétrica em Feira de Santana e em mais 96 cidades pactuadas com Feira de Santana. Uma revisão do sistema de pactuação deve ser implementada pois as cidades da microrregião ou não contam com maternidades ou exportam os pacientes utilizando ambulâncias e ,assim, reduzem os seus custos.
Creio ser necessário implantar um novo modêlo gerencial centrado em Obstetrícia Emergencial e Neonatologia. Torna-se fundamental fazer investimentos em Assistência Intensiva Neonatal , ampliar leitos, treinar técnicos, disponibilizar Novas Tecnologias e Informatizar o Complexo de sorte a modernizar e agilizar as diversas operações gerenciais. Fundamental, acima de tudo, é nomear pessoas com habilitação em Administração Hospitalar compromissadas com a defesa do Serviço Público.





OLDECIR MARQUES 



Nenhum comentário:

Postar um comentário