"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 14 de abril de 2012

HAMBURGUER BRAILLE



Campanha publicitária mostra Hamburguer Braille para mais de 800 mil pessoas

Ricardo Shimosakai

A indústria alimentícia, principalmente as redes de fast food, apesar de possuir inúmeros cliente, dificilmente conseguem ter uma imagem boa, a não ser como um comércio de massa, onde os alimentos pré-elaborados de forma industrial, são preparados na pressa. Mas devemos também parabenizar empresas que, mesmo tendo uma intenção comercial, acabam realizando ações com um significado a mais do que somente receber um pagamento pelo seu produto.
Tal é o caso de uma campanha publicitária recente da cadeia Sul-Africana de fast foodWimpy  Todas os estabelecimentos da empresa possuem cardápios em braile para o benefício de deficientes visuais. Para anunciar esse fato, Wimpy decidiu lançar uma campanha de marketing viral para alcançar pessoas cegas. Mas, por razões óbvias, um spot televisivo tradicional provavelmente não teria sido ideal, nem banners em websites.
A empresa chamou seu chefs para cuidadosamente adornarem 15 pães de hambúrguer com gergelim soletrando várias mensagens em Braille. Por exemplo: "Beef Burger 100% Pure Made For You" (Hamburguer de carne 100% puro feito para você). Wimpy então trouxe hambúrgueres usando os pães para três instituições de deficientes visuais da África do Sul e deu para 15 pessoas cegas. A empresa filmou as reações desses povos e fez um comercial.
Claro, isso é um pequeno gesto. Mas para pessoas que usam as mãos como se fossem seus olhos, isto foi a primeira vez que eles puderam fazer mais do que somente saborear sua comida.
Eles apreciaram tanto o Braille Burger, que isso os motivou a contar sobre esse fato em seus jornais em braile distribuídos para toda a comunidade de cegos, além de outras publicações, e notícias pela internet lida através de programas de leitores de tela, que transformam a escrita em áudio. Toda essa repercussão, fez com que as reações positivas das 15 pessoas atingissem mais de 800 mil pessoas com deficiência. Fazendo com que as pessoas saibam que Wimpy é um lugar onde todo mundo pode se sentir em casa.
Colaboração:Carlos Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário