"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 16 de abril de 2012

QUEM ESTÁ COM A VERDADE: O FISCALISMO OFICIAL OU OS TEÓRICOS DA RETALIAÇÃO?

Tivemos ,hoje, um belo Parlamento em pleno gôzo das suas prerrogativas democráticas.O Vereador Luiz Augusto,hiperxcitado e a deslocar-se por minuto no espaço físico do Legislativo Feirense, exibia, a olhos vistos, sua imensurável alegria com  seus novos mestres de ação política,o combativo Vereador Marialvo Barreto e o competente e sempre brilhante Roberto Tourinho, homem que acumula sete mandatos e uma inequívoca vocação para a Política. 
Lulinha exultava com as manobras de obstrução do grupo oposicionista enquanto Tourinho,Marialvo e Ângelo revezavam-se em constantes demonstrações de "intelligentsia" parlamentar e esnobavam amplo conhecimento da Lei Orgânica e de Técnicas Regimentais. O bom Lulinha, entre denúncias sobre lixões e escolas inacabadas sorvia ,com visível prazer e alegria, as aulas dos seus bons e eficazes preceptores e comemorava o fato de ter se tornado oposicionista "pro-tempore".

Tourinho vibrou, com um discurso preciso e cirúrgico duas Teorias que lhe permitiram atacar os seus adversários encastelados no delicioso guarda -chuva oficial e denunciou o que considera retaliação e extorsão do atual Governo ,no que diz respeito a uma ação fiscalizadora intensa e ostensiva voltada ,preferencialmente, contra os interesses da Rêde Privada G.Barbosa.
A primeira teoria, aquela que se prende a atribuiçoes legais e prerrogativas do Governo de fiscalizar, normatizar e coibir abusos- a Teoria Fiscalista- foi traduzida pelo jornalista Rafael Velame em postagem sucinta e objetiva, no seu prestigioso Blog e cujo link disponibilizamos para que os nossos leitores tenham conhecimento do que o PROCON  e a VIGILÂNCIA SANITÁRIA,apuram e porque notificam o conglomerado empresarial, habitual patrocinador de eventos diversos ,como é habitualmente programado por sua equipe de marketing. Clique e leia a boa matéria do Velame -http://www.blogdovelame.com/post.asp?id=2547.
A segunda abordagem ,desta querela, foi patrocinada pelo não menos talentoso jornalista Jorge Magalhães, homem que acompanhou o atual Alcaide por 20 longos anos e conhece ,sobejamente , a sua psicologia e o seu  "modus operandi" político. Chamemo-la de Teoria da Retaliação. 
O Ilustre jornalista exibe, com clareza meridiana ,na postagem a seguir linkada-http://etcetalnews.com.br/blog/?p=4000 o seu ponto de vista sobre o choque Governo Municipal/G.Barbosa. A base da ostensiva fiscalização seria o descontentamento do Governo com a recusa do Grupo Empresarial de cooperar com o financiamento da Micareta. Esta parece ser a Teoria preferida do notável Edil Roberto Tourinho. Entretanto, não podemos desprezar a força dos fatos denunciados pela Secretaria de Saúde através da Vigilância e dos seus técnicos e, em sendo verdadeiras as sua admoestações, até parabenizá-los por tal conduta ,desejando que elas se tornem habituais, sem exageros. Tourinho,no seu discurso, não ignorou esta possibilidade.
A questão está posta e pude ver o entusiasmo do Vice_Presidente do PPS/Feira, um jovem de 30 anos que atende pelo nome de Deibson Cavalcanti que, nas suas inserções na Casa da Cidadania ,com o mais vivo e legítimo interesse na práxis político-parlamentar,teve o privilégio de assistir embates notáveis e pedagógicos entre o Boco Situacionista e o Bloco Oposicionista. 
O grande vencedor foi o Estado de Direito,pai e mãe das verdadeiras democracias e das Sociedades Abertas.
Tourinho é um parlamentar vocacionado para a contestação e é preciso compreender as suas rigorosas críticas,de forma dura,às vêzes, algumas vezes de radicalidade dispensável,mas não podemos negar-lhe a competência e o permanente esforço em busca da verdade. Cabe aos seus adversários usar as armas proporcionadas pelo  contraditório e exercer o sagrado direito de defesa.

Quero estar presente ,no Parlamento, para registrar este embate de Gigantes.

Oldecir Marques-16/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário