"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

terça-feira, 17 de abril de 2012

ZÉ NETO QUER LEVAR QUESTÃO DA ASSISTÊNCIA OBSTÉTRICA AO MINISTÉRIO PÚBLICO


Secretário Jorge Solla vai ao Hospital Dom Pedro, em Feira, nesta sexta (20)

“Questão da obstetrícia em Feira de Santana será levada ao Ministério Público”, afirma deputado Zé Neto

Para discutir soluções à regularização definitiva do atendimento obstétrico em Feira de Santana, o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), reuniu-se com o Secretário Estadual da Saúde, Jorge Solla, na sede da Sesab, em Salvador, na manhã desta terça-feira (17). O Secretário Municipal da Saúde de Feira, Getúlio Barbosa, também foi convocado para a reunião, mas o mesmo não pôde comparecer nem enviou representante.

O objetivo central desta audiência, uma iniciativa de Zé Neto, com o Secretário era indicar ao Município em que o Governo do Estado pode ajudar o Município na ampliação do atendimento obstétrico.

“Tentei resolver dialogando. O certo agora é discutir em outra esfera. Esta questão da obstetrícia em Feira será levada ao Ministério Público”, afirmou Zé Neto, que quer uma solução imediata para os problemas do Município no que tange o atendimento às parturientes. Pensando nisso, de imediato, o Estado já está providenciando mais quatro médicos obstetras para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

“Se pegarmos toda a divisão de responsabilidade, nossa responsabilidade é manter o Clériston Andrade funcionando porque o que passa de cota para parturiente é de responsabilidade da prefeitura. Pela capacidade do Clériston, que tem um serviço mais complexo de que o Hospital Municipal, houve uma divisão de responsabilidade de priorizar os partos de alto risco no Clériston e os de baixo risco no Hospital Municipal”, explicou o secretário Jorge Solla.

O secretário ainda afirmou que a responsabilidade do estado é manter funcionando serviços próprios. “O que extrapola a capacidade do Estado cabe ao Município disponibilizar a oferta seja através da oferta pública municipal ou da oferta contratada. Nós nunca nos negamos, apesar disso, a contribuir, mas quem tem a responsabilidade de contratar serviços privados em Feira de Santana, porque tem a delegação do Sistema Único de Saúde para tanto e recebe os recursos, é a Secretaria Municipal de Saúde, portanto a Prefeitura”, enfatizou Jorge Solla.

Propostas - Solla lembrou que praticamente dobrou, através do Clériston Andrade, o atendimento obstétrico nos últimos quatro anos em Feira de Santana e que a Sesab já fez algumas propostas ao Município para que o atendimento a demandas deste tipo possam ser otimizadas. Ele sugere que a Prefeitura reduza a pediatria do Hospital Municipal, remanejando-a para o Hospital Estadual da Criança, e amplie o atendimento em Obstetrícia e  Neonatologia.

“Nós conseguimos um conjunto de equipamentos através do Ministério da Saúde que foram oferecidos ao Hospital Municipal para ampliarmos a Neonatologia, mas infelizmente ainda não foi feita a ampliação de oferta”, apontou Jorge Solla.

Contratação de pessoal  
O Secretário ainda disse já ter proposto que o Município amplie a contratação de serviços privados para o atendimento. “Essas são responsabilidades que o Município assumiu quando entrou na gestão plena do SUS. Já tivemos várias reuniões, mas se for necessário nós podemos reiterar formalmente através de ofício”, enfatizou Solla.

Para resolver as demandas de pessoal, o titular da Sesab disse que o Governo do Estado já abriu concurso para contratação de profissionais em várias especialidades. “Fizemos concurso público e contratamos todos os habilitados pelo concurso. Já fizemos contratações temporárias, já criamos modalidade de contratação pessoa jurídica e ela continua disponível. Todos os profissionais que tiverem interesse poderão ser contratados ou como pessoa física ou como PJ para ampliar a oferta em saúde”, informou Jorge Solla.

Como o atendimento geral no HGCA também esteve em pauta, de acordo com Zé Neto, o Estado vai fortalecer o atendimento com a abertura da Sala Vermelha, propiciando com isso a regularização do atendimento com mais 10 leitos.

Solla vai à Santa Casa 
Os serviços prestados pelo Hospital do Pedro de Alcântara, em Feira de Santana, também compôs a pauta da reunião desta terça-feira (17). Assim, ficou agenda para a próxima sexta-feira (20), às 08h, uma visita do secretário Jorge Solla à Santa Casa de Misericórdia para discutir com os parceiros do Dom Pedro seus novos serviços e, inclusive, preparar as últimas medidas para que a radioterapia entre em funcionamento. Cerca de 80 pacientes com câncer poderão ser tratados simultaneamente, nos próximos dias, pelo acelerador linear, entregue pelo Ministério da Saúde ao HDPA no último mês de março.

“O contrato da Santa Casa não é com o Estado, é com o Município. O recurso que remunera o serviço cardiovascular vai para o Fundo Municipal de Saúde. Então, mais uma vez, nos colocamos à disposição para ajudar, mas não podemos deixar de chamar a atenção de quem é que tem responsabilidade legal e formal de assumir certas contrapartidas e neste caso é basicamente a Prefeitura, que está utilizando a estrutura da Santa Casa para oferta de serviços. O município precisa dar uma contrapartida mais significativa”, finalizou Solla sobre a responsabilidade para que o Pronto Socorro esteja funcionando da melhor maneira.

Investimentos 
Foi através do trabalho da Sesab que a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana foi habilitada para oferecer serviços de alta complexidade em cardiovascular passando a ser o único local na cidade a oferecer este serviço pelo SUS. Prova do comprometimento do Governo do Estado e do Governo Federal com a população feirense, Solla lembra que o Instituto de Cardiologia foi o mais rapidamente habilitado em nosso estado. O Estado, em 2008, ainda conseguiu o credenciamento de 12 leitos de UTI no HDPA. 

FONTE:FABIANA ANDRADE
VÍDEO SAÚDE E CIDADANIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário